Ortodontia
Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má-oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores.
A ortodontia pode ser classificada em 3 fases
Preventiva
Tem os objetivos de eliminar hábitos de sucção (dedo, chupeta, língua) durante a dentição decídua e manter os espaços ocasionados por perdas precoces de dentes, a fim de não ocorrer futuramente a falta de espaço para irrupção dos dentes permanentes.
Interceptativa
Atua na dentição decídua e mista, intervindo em mordidas cruzadas e avaliando o futuro da dentição permanente.
Corretiva
Atua corrigindo uma má oclusão já instalada. Normalmente é realizada com aparelhos fixos.
A ortodontia visa a harmonia entre os dentes, lábios e osso maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado e saúde
Quando procurar um especialista em ortodontia?
Um especialista em Ortodontia dever ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal.
Aparelhos Ortodônticos Autoligados: Inteligentes, suaves e rápidos
Aparelhos autoligados são a nova opção de tratamento dentro da Ortodontia, estes aparelhos não necessitam da ligadora elástica que prende o fio as peças, cada peça possui um sistema de apreensão do fio que varia de acordo com a marca do sistema.
A vantagem é que desta forma o atrito sobre o fio ou arco é reduzido o que permite que as movimentações aconteçam de maneira mais suave e contínua, assim o tratamento ocorre de maneira mais confortável para o paciente e até 30% mais rápido que os aparelhos convencionais. Esta modalidade de aparelho possui ainda as opções metálico e estético (em porcelana). Os aparelhos autoligados têm sido apresentados como um diferencial ao ortodontista que busca resultados clínicos de excelência.
Marque agora mesmo a sua avaliação gratuita e confira o que há de melhor e mais moderno na ortodontia atual.
Por que alinhadores transparentes?
Exibir um "sorriso metálico" não é regra para quem deseja ter dentes bem alinhados. Hoje, existem alternativas para quem não quer chamar a atenção de que está usando aparelho. É o caso dos alinhadores ortodônticos transparentes (ou "invisíveis"), que têm despertado cada vez mais interesse nas pessoas por serem discretos.
Como funciona?
Após diagnostico e planejamento do caso, serão confeccionadas varias placas de policarbonato quepossuem uma certa elasticidade e resistência.Ao ser colocado, o acessório vai "tentar" voltar à sua posição normal. Isso gera uma força leve e contínua, capaz de "levar" (aos poucos, claro) os dentes para a posição correta. O princípio é o mesmo dos aparelhos "convencionais", e o alinhador transparente consegue corrigir muitos dos problemas como o de metal --como má-oclusão (desalinhamento entre os dentes de cima e de baixo), dentes tortos, encavalados, com muito espaço entre eles ou imperfeições no alinhamento.
Vantagens dos Alinhadores invisíveis
- Aparelhos quase invisíveis
- Remoção do aparelho para alimentação
- Sem obstruções ao uso de fio dental ou escovação
- Sem traumas nas mucosas, pois não possuem pontas ou metais
- Movimento controlado em um único dente
- Opções de monitoramento remoto
- Tempo de tratamento reduzido
Deseja saber mais sobre tratamento ortodôntico?
Entre em contato clicando aqui.