Odontopediatria
A odontopediatria desempenha o importante papel de cuidar e educar gestantes, bebês, crianças e adolescentes para a promoção da saúde bucal integrada a saúde global. Para isso, a avaliação deve ser individualizada, a fim de se estabelecer um programa preventivo personalizado.
Odontologia para gestantes
Tudo começa pela odontologia intrauterina onde a futura mamãe fará seu pré-natal odontológico, que consiste primeiro em cuidar da sua saúde bucal e em seguida aprender a cuidar e criar bons hábitos para a saúde bucal do seu bebê.
Bebê
0 a 3 anos
Se a mamãe não tiver feito o pré-natal odontológico, deve levar o seu bebê ao odontopediatra antes do primeiro dentinho irromper, por volta dos 6 meses, e terá as instruções do que fazer para ter uma futura criança sem cárie e com boa saúde bucal.
Criança
4 a 9 anos
Por volta dos 6 anos inicia-se a passagem da dentição decídua para a permanente. Essa é a fase da dentição mista, com constantes trocas e mudanças no padrão da dentição, exigindo uma avaliação odontológica periódica, incluindo exames radiográficos complementares e um cuidado especial com a higiene bucal.
A oclusão nesse período passa por um processo de transformação. Por isso, nesse período, intervenções ortodônticas preventivas e interceptativas serão, muitas vezes, necessárias e adequadamente realizadas pelo Odontopediatra.
Adolescente
dos 10 aos 19 anos
A odontohebiatria é uma subespecialidade da odontopediatria, voltada ao atendimento do adolescente e tem como um grande desafio conseguir motivá-lo para o autocuidado, através de frequentes orientações de higiene bucal, a fim de que possa prevenir a Doença Cárie e a Doença Periodontal.
A higiene bucal nesta fase pode ficar muitas vezes comprometida pelo menor controle dos pais, falta de regularidade nas alimentações, excesso de atividades e maior tempo fora de casa.
Desempenha o importante papel de cuidar do adolescente de forma integral, estabelecendo uma relação de confiança e motivação para uma boa saúde bucal ao longo da vida.
Em relação às maloclusões, o odontopediatra deverá encaminhar o adolescente ao ortodontista, que tem a responsabilidade de restabelecer a função, a estética e até mesmo a autoestima, muitas vezes envolvida.
Traumatismo Dentário
Os traumatismos dentários são muito freqüentes na infância e adolescência, podendo ocorrer em ruas, parques, piscinas, escolas, creches e até em casa. As causas são variadas e incluem quedas de superfícies elevadas, carrinho de bebê ou de bicicleta, acidentes esportivos e automobilísticos, agressões físicas, etc.
Os traumatismos dentários causados por esportes, podem ser prevenidos com o uso de protetores bucais, promovendo a proteção de todas as estruturas da boca e reduzindo as consequências do trauma gerado pelo impacto.
Mesmo com a ausência de dor ou sangramento, deve-se procurar um odontopediatra que avaliará e acompanhará clínica e radiograficamente os elementos dentários e tecidos moles envolvidos, pois complicações poderão aparecer no futuro.
Doenças Sistêmicas
Bebês, crianças e adolescentes com doenças sistêmicas necessitam de cuidados especiais de uma equipe multiprofissional, incluindo o Odontopediatra, com relevante destaque do seu papel para um planejamento odontológico adequado e seguro. Entre as doenças mais frequentes podemos apontar: Diabetes, Cardiopatias, Doenças Onco-Hematológicas, Doença Falciforme e outras.
Nossos serviços
Entre em contato e faça uma avaliação com um dos nossos dentistas especializados em odontopediatria clicando aqui.